domingo, novembro 05, 2006

Os 30 de Espanha

De acordo com um recente e polémico inquérito realizado em Portugal, 30% dos portugueses desejam a união com Espanha ("união" é uma palavra mais elegante e menos ofensiva que "anexação"). O que esses 30% de ilusos (ou serão in-lusos?) devem ignorar é que se fossemos Espanha, seríamos uma província com um parlamento regional e um governo regional portugueses, composto por políticos portugueses. Logo, teríamos que continuar a aturar esta corja de políticos portugueses. Por outro lado, esse governo teria que se gerir com os seus próprios parcos recursos, e teria autonomia quase total em matéria de legislação de Saúde, Justiça e Educação. E não pensem que o prepotente governo central madrileno nos iria dar alguma esmola. Por isso, qual o objectivo? Em última análise, como diz o meu chefe quando as coisas não estão exactamente como ele quer, só faz falta quem cá está, e a porta da saída é serventia da casa. As fronteiras estão abertas. Ide, ide com a breca trabalhar para Castela, mudem os nomes de Lopes para López, falem naquele "portunhol" que ninguém fora da Galiza compreende, e vejam como os castelhanitos, vossos "hermanos" gostam de vocês.
A meu ver, o vosso problema é falta de ambição! Se é para sermos anexados, então que seja por um país europeu realmente desenvolvido e rico como Bélgica, Holanda, Suécia ou Finlândia.
Mas, como diria o Ricardo Araújo Pereira in Visão, o problema é que nós queremos ser espanhóis numa altura em que ningúem (Catalães, Bascos, Galegos) o quer ser
É irritante, esta desactualização cultural de província, de querer aderir a um conceito cultural ou artístio quando ele já está mais que morto. Alguém quer começar a fazer Su Doku agora?

2 Comments:

Blogger velvetsatine tornou público que...

Se é para sermos anexados, então que seja por um país europeu realmente desenvolvido e rico como Bélgica, Holanda, Suécia ou Finlândia.


Assim já me parece que valesse a pena. :D

E não se pode mandar esses 30% (caso eles não vão por iniciativa própria) pa Espanha e ficarmos cá nós mais à larga?

1:09 da tarde  
Blogger KNOPPIX tornou público que...

Esses 30% de tugas, devem ser aqueles que foram seduzidos pelos melhores salários praticados em Espanha...
Portugal cada vez mais desmotiva quem por cá está, mas daí a vendermo-nos aos espanhois, vai um grande passo...

11:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home