domingo, outubro 29, 2006

Conspiração


Num dos últimos episódios do South Park ("Mystery of the urinal deuce"), foi satirizada toda a verdadeira indústria (sites, livros, filmes) à volta da teoria da conspiração sobre o 11-S.
Aparentemente 1/4 dos cidadãos dos EUA pensa que o 11-S foi obra do próprio governo norte-americano, como desculpa para a guerra do Afeganistão e do Iraque, e para a cada vez maior, digamos, redução das liberdades pessoais nos EUA.

No retorcido, delirante e escatológico (se querem saber a discussão começou sobre quem teria sido o responsável por haver...cagado no urinol do WC dos rapazes na Escola Primária de South Park) mundo parker/stoniano, a teoria da conspiração sobre o 9/11 era uma...conspiração da Administração Bush, que queria que as pessoas acreditassem que foram eles os responsáveis pelo ataque terrorista, para toda a gente pensar que eles eram mauzões capazes de tudo e mais alguma coisa, para assim terem uma desculpa para a guerra do Afeganistão e do Iraque, e para a cada vez maior, digamos, redução das liberdades pessoais nos EUA.

A propósito disso, há algum tempo vi este filme, Loose Change, um documentário por um tal Dylan Avery, que custou apenas USD$6.000,00, e que provocou muita polémica.
Avery quer-nos provar que TUDO o que nos dizeram sobre o 11-S é mentira. Ele até apresentou provas que os alegados terroristas suicidas estavam vivos e de boa saúde (e vivendo em Miami), que o Bin Laden não é o Bin Laden, e todas as outras teorias que se conhecem (missil no Pentágono, explosivos no WTC, etc.).

O filme não deixa de ser interessante. Tu olhas para aquilo e pensas que 90% do que ele diz são as especulações de um tipo inconsequente, inconsciente, oportunista ou mesmo perigoso.
MAS os 10% que faltam, mesmo sendo altamente inverossímeis, fazem-te pensar 2 vezes! Ele apresenta factos contrários à versão oficial. Quer esses factos quer os oficiais podem ser manipulados. Em quem areditar? A opinião que eu tenho é que os governos não são de acreditar a 100%. Não sou paranóico...sobre o 11-S...a 100%. Penso que o ataque ao WTC foi perpretado por terroristas islâmicos a soldo de Bin Laden (ou outro qualquer). Mas não creio que eles fossem capazes dessas acrobacias fatais só com 2 meses de aulas de pilotagem. Quem ia sentado ao cockpit eram pilotos de elite da Força Aérea de algum país árabe, quiçá Arábia Saudita, um viveiro de escorpiões fundamentalistas, cuja casa reinante é amigz próxima da própria família Bush. O avião que seguia para a Casa Branca; acredito que tenha sido abatido pela Força Aérea americana (era a única solução possível para evitar ainda mais mortos), e acredito também que a informação sobre esse avião foi deturpada. Não preferiam pensar que os vossos entes queridos morreram como heróis do que abatidos pelo vosso próprio país? Quanto ao do Pentágono, prefiro não me pronunciar. Mesmo a versão oficial é muito improvável. Bush não terá sido responsável por esse atentado, mas não há que os tomar por santos. Desde incompetência para prever os atentados, passando por relações especiais com um dos mais retrógrados e fundamentalistas países do mundo (Arábia Saudita), acabando em oportunismo (as empresas que tratam da reconstrução do Iraque, e a que trata da construção de um pipeline de gás natural através do Afeganistão estão nas mãos de membros do governo), muitas são as coisas pelos quais ele teriam que responder. Mas não o farão.

O que importa dizer é que, haja o que houver...a teoria da conspiração vai sempre enriquecer alguns gajos que podem ser paranóicos...mas que de burros não têm nada! Porque no fundo, mesmo entendendo-os como obra de ficção...as pessoas gostam de ler livros, ver filmes, e consultar sites sobre a teoria da conspiração, sobre o 11-S ou qualquer outro assunto. Alguns concordam, e gostam de ver as suas opiniões partilhadas e (alegadamente) provadas. Alguns não concordam, mas também querem ver para poder abanar a cabeça e protestar. Todos gostam da teoria da conspiração. Porque excita a imaginação. Porque estão fartos de um mundo a preto-e-branco. Porque estão fartos do controle de informação, da net e de satélites, da globalização, da aldeia global, e da informação instantânea e dogmática apresentada por quem governa o planeta. Por que lhes dá uma sensação de insegurança sobre quem se senta no trono. A segurança nutre mas é insossa. Não tem pica. Por que gostam que a vida real não fosse real. Porque gostam de ler livros sobre o que aconteceria se o Hitler tivesse ganho a II Guerra Mundial, o que aconteceria se o Superhomem tivesse aterrado na União Soviéica.

Que aconteceu no dia 11 de Setembro de 2001 em NY, Pennsylvania e DC? Quem matou JFK? Quem foi o Jack, the Ripper? Quem foi o Zodiac Killer? Que aconteceu em Camarate? Que aconteceu realmente em Pearl Harbour? Que aconteceu em Fátima? Quem construiu as pirâmides do Egito e da América?

Não sabemos. Não saberemos. Que importa??

1 Comments:

Blogger W. tornou público que...

Em Fátima foi intervenção divina, oh herege!

2:29 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home