domingo, agosto 06, 2006

Primeiro (e espera-se que último) post em que se mete super-heróis, coca, espadas, crocodilos, "as mais belas traduções" e azeiteiros

Eu não sei o que se passa no mainstream hollywoodesco, mas parece que nestes últimos tempos, 97,25% dos blockbusters, independentemente da sua qualidade (ou falta dela) são:

- sequelas
- remakes quase idênticos de filmes das décadas de 70 e 80
- novas adaptações de filmes de super-heróis
- adaptações de séries de TV dos anos 80, com muito pouco a ver com o original
Haverá uma crise de coca em Hollywood e os argumentistas veêm-se aflictos para arranjar novas idéias e conceitos?

Veja-se este Miami Vice. Não vou dizer que seja um Miami Shite, mas digamos que, como diz o velho ditado, é muito parecido à espada do D. Afonso Henriques...longo e chato. Para dizer a verdade, do que gostei mais foi do "Numb" dos Linkin´Park, por isso as 2 e pico horas seguintes eram desnecessárias. Não era um mauzito filme sobre tráfico de droga, não muito original, é certo, mas o que me chateia é o seguinte...se não tivesse o mesmo título, e as personagens não tivessem os mesmos nomes da série original, com certeza que eram menos uns milhõezitos de bilhetes que se vendiam, à escala planetária. Aquilo da série só tem mesmo o nome! Que é feito dos penteados todos estilosos, das designer clothes todas garridas, aqueles carrões tão típicos dos materialistas anos 80? Que é feito do estilo de vida glamouroso do Sonny e do Rico do "Me Decade"?

Eu vi que isso ia dar merda, já que nem aparece a minha personagem favorita da série, o Elvis:


Ainda assim, destaque-se uma pérola digna de "as mais belas traduções":

"(...) weapons from The Ukraine, "E" from The Netherlands..."

traduzido por:

"(...) armas da Ucrânia e da Holanda..."

Sim, para o tradutor, "E" não é aquelas rodas que se metem que fazem a chavalada ficar super amistosa, cheia de sede e com vontade de dar um pézinho-de-dança...durante as 24 horas seguintes. Simplesmente achou que na Holanda também se traficam armas e que lá pelo meio as personagens resolveram dizer uma palavra em português. Quem somos nós para discordar?

Por fim, o Colin Farrell. Já várias amigas minhas disseram que não percebem o que nós vemos na Scarlett Johansson. Pois o Colin, nesse sentido, é a minha Scarlett! Não percebo o porquê de tanto zum-zum feminino por ele. Por exemplo, no Miami Vice, o Colin de cabelo comprido pintado de louro e preso num rabicho, de bigode e pêra...lembra-me um azeiteiro da Ribeira.

2 Comments:

Blogger Inês Ramos tornou público que...

Fizeste-me rir com a mais bela tradução! O palerma do tradutor achou que eles resolveram meter uma palavra em Português lá pelo meio... LOL!!! Tá bonito, está... Sabes que as más línguas dizem que há mais relações entre Colin Farrell e Scarlett Johansson. Além de constar para aí um boato que este se afiambrou dos bifes da moça e lhe recheou o cobiçado entrefolhos num elevador do Kodak Theater em plena noite de Oscars, os dois vão contracenar lado a lado no novo filme de Neil Jordan sobre a familia dos "Borgia".

"The story is set in 1492 when the Pope dies leaving Cardinal Rodrigo Borgia as the person most likely to next take over the Vatican. When he assumes the position, he consolidates his power thereby empowering some members of his family while isolating others.

Johansson will play Rodrigo's daughter, who is fighting an inner battle between her family loyalties and her desire to find true love. Farrell takes on the role of Casare, Rodrigo's manipulative youngest son who considers himself his sister's closest confidant.

Jack Rapke and Christopher Eberts will produce the film with Chris Roberts of Ascendant Pictures. ImageMovers' Robert Zemeckis and Steve Starkey will take executive producing credit with John D. Schofield."

Ah! Aposto que até já tens saudades de me ouvires dizer: Eu não queria saber tanto *disto*!!!

:PPP

1:54 da manhã  
Blogger Sergy tornou público que...

Rai´s parta o afiambrador irlamdês!:P

Mas a nova cena do Jordan promete.

E sim, vejo que continuas a saber muito disto!:)

7:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home