domingo, julho 16, 2006

Thw Wreck of the Titan


Ontem fui ver o remake do Poseidon! Não era grande espada...era a bosta do costume...barco vira, centenas de mortos, meia-dúzia de gatos pingado que se salva...fui ver também este, que se revelou uma agradável surpresa (aliás eu tenho uma adoração Nabokoviana pela Rachel Hurd-Wood, já desde o filme Peter Pan de 2003).

Mas voltando ao Poseidon...eu não aprecio muito filmes catástrofes. Num episódio do Family Guy, pensando que vão todos morrer, Peter Griffin conta a história da sua família, para revelar o seu segredo mais negro: "I don´t care for The Godfather...everybody say they love it, it´s the perfect film, great acting...I just can´t get it!." Eu sinto o mesmo pelo filme Titanic, filme pelo qual nutro ódio!

Mas uma coisa que as grandes tragédias reais têm de bom...elas são uma fonte inesgotável de mitos urbanos. Existem milhentos boatos sobre o Titanic, quase todos falsos. Nenhum passageiro disse: "I´ve asked for some ice in my drink, but that is ridiculous", nenhum passageiro se transvestiu de mulher para entrar no navio, o Titanic não foi a 1ª embarcação a enviar SOS por código Morse, não havia nenhuma múmia egípcia no porão do navio, e o mais importante o Titanic nunca foi rotulado pelos fabricantes como inafundável.

Porém a mais inquietante lenda sobre o Titanic é bem real! É uma coincidencia que assume níveis sobrenaturais!

O marinheiro da marinha mercante Morgan Robertson escreveu um livro chamado "The Wreck of the Titan" em que um paquete transatlântico chamado Titan, rotulado de "inafundável" transportando a elite do seu tempo, e desafiado (como o Titanic) a atingir velocidades recordes, acaba por se afundar na sua viagem inaugural após embater contra um iceberg (como o Titanic). Como não havia botes salva-vidas suficientes (como no Titanic), 2/3 dos passageiros acabam por falecer no naufrágio (como no Titanic!).

A obra nunca foi publicada, porque toda a gente pensava que era ficção a mais! Robertson escreveu a sua obra em 1898, 14 anos antes da morte do Titanic! Ver aqui...

2 Comments:

Blogger Sérgio X tornou público que...

Se não gostaste do Titanic, prepara-te porque a sequela está a caminho ;)
Podes ver o trailer aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=9M71Je7UXeM

Abraço

7:24 da tarde  
Blogger O Universalista tornou público que...

Só gostava de saber em que se baseia para afirmar que o primeiro SOS foi enviado a bordo do Titanic.
A afirmação correcta seria, o SOS foi criado e testado antes sequer da existência do Titanic, aí, concordo. Mas a primeira vez que foi enviado oficialmente um SOS foi de facto a bordo do Titanic.
Qualquer telegrafista lhe pode confirmar isso.

12:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home