domingo, junho 04, 2006

Campeonato do Mundo

Antes de mais nada, que se saiba que não sou daqueles intelectualóides com a mania reivindicativa que vem dizer mal do futebol como um ópio que entorpece as massas e as cega para os problemas reais do país e do mundo. Eu gosto de futebol, mas tenho só uns pontos soltos a referir.

Dentro de uma semana, mais hora menos hora, estaremos parados que nem basbaques a olhar para a TV a vermos o pontapé de saída do Campeonato do Mundo entre Portugal e Angola. Pelos vistos é mais ou menos obrigatório que todos os portugueses desejem boa sorte a Angola (embora - e a menos que a lógica seja uma batata - Angola irá acabar no último lugar do nosso grupo, já que é uma das piores selecções de África, enquanto o Irão é uma das melhores da Ásia, o México uma das melhores da CONCACAF e - vá lá - Portugal não é das piores da Europa). Por mim, sem ofender ninguém, estou-me nas tintas para Angola e quando formos eliminados e o Brasil continuar - o que é verosímil - estarei nas tintas para o Brasil também. Não quer dizer que torça contra ninguém mas por fraca que seja, só torço por uma nação (não, não é Trinidad&Tobago). Aliás descarto completamente esta estúpida tendência portuguesa de torcer pelos outros. Porque é que vou torcer por países que não torcerão por nós? Pensam que a França torce pela Tunísia, a Espanha pelo México ou Argentina, a Inglaterra pelos EUA e Austrália? E vice-versa? Não entendo essa mania de chamar "irmãos" a países colonizados, invadidos e escravizados pela língua, religião e cultura portuguesa. E mesmo que deseje uma boa relação entre Portugal e os restantes países, não percebo porque tenho que lhes desejar êxitos desportivos.

Em 2º lugar, não vou criticar nem o sleccionador nem a sua selecção. Está feita, torcerei por ela, e a responsabilidade recai e recairá toda sobre a sua cabeça.

Alguém me explique esta estúpida euforia exagerada que está a tomar conta do país! Será que o continuum tempo-espaço foi alterado e Portugal tornou-se uma potência clássica do futebol mundial? Entendam isto: Euro. jogado. em. casa. diferente. de. Mundial. jogado. fora! (quanto mais não seja, para além da presença do Brasil e Argentina, também existem selecções africanas e asiáticas que normalmente nos dão água pela barba!). Neste momento, Portugal quando muito tem 1 ou 2 cracks de craveira mundial, e NÃO é favorito!

Posso não reclamar da selecção, mas não posso concordar com o estágio! Estagiar no Alentejo com o termómetro acima dos 35º, e jogar com potências mundiais da dimensão de um Cabo-Verde ou de um Luxemburgo??? Seríamos campeões sim, se o Mundial se jogasse no norte de África, e só participassem equipes amadoras.

E que dizer do ar emproado e enjoado dessas pseudo-vedetas, que partem daqui e chegam à Alemanha sempre com a mesma cara de divindade que não sente mais do que desprezo pelos fiéis que lhes vão prestar culto? E essas conferências de imprensa em que alguns aparecem de forma fria a responder com enfado, auto-comiseração e ironia azeda? Mas quem é que esses filhos da puta pensam que são?!?

Por fim, que merda de hino de apoio à selecção é este que a Rita Guerra inventou? "Portugal é um fado que a história cantou, a saudade do amor ideal...". Mas é assim, isto é hino de incentivo à selecção que vai disputar o Campeonato do Mundo de 2006, ou letra da canção portuguesa concorrente ao Euro Festival da Canção de 1971, que invariávelmente acaba em penúltimo lugar à frente de Malta, só com 6 pontos, sendo que 5 eram dados pela França? E "fado, saudade", sou eu que sou muito tripeiro e bairrista, ou já ninguém tem pachorra para estes choradinhos arrancados a fados lisbonenses?

3 Comments:

Blogger Nordico tornou público que...

lamento mas discordo ( tambem só discordo nisto ) , Portugal é favorito , ou pelo menos parte com algum favoristismo mesmo que de segunda linha , mas a par de Espanha , Holanda, Italia e Rep. Checa, Inglaterra ... E claro que favoritos , favoritos... são : Brasil , Argentina e Alemanha

8:43 da tarde  
Blogger Sergy tornou público que...

Sim, mas já li opiniões de gente que fala como se estivessemos a par do brasil, e da Argentina.
O que - infelizmente - não é verdadeiro!

9:52 da tarde  
Blogger Sérgio X tornou público que...

Post 100% apoiado. Qto ao último parágrafo, entre esta música da RTP e o "na na na na na" da SIC venha o diabo e escolha...

6:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home