domingo, maio 14, 2006

www.wwwandrade.blogspot.com ocasionalmente também é cóltura! Mas sem exagerar...

Uma vez que no último post falou-se da língua Portuguesa, e mesmo cansado depois de uma dose dupla em que vi Scary Movie 4 - Que susto de filme, que basicamente resume-se a "Que merda de filme, mas pelo menos não tão merda como o Scary Movie 3", e o Último Destino 3 que como experiência cinéfila é nula, mas pelo menos saciou por ora o meu apetite gore por sanguinho e tripas, vou aqui dedicar umas linhas a uma teoria que eu tenho há já alguns tempos sobre o nome "Tiago" em Português! Provávelmente irão dizer-me que não descobri nada de novo, mas vou fazer como o Dan Brown e dizer que fui eu que inventei tudo isto que vos vou dizer!

O nome Tiago vem do hebraico Jacob ou Jacó! Em francês é Jacques, em inglês James! Porque é que em português é Tiago? A resposta julgo tê-la descoberto num autocolante que tenho com o escudo da cidade de Santiago de Compostela! Nele aparece, escrito em galaico-português medieval o nome da cidade Sant-Yago! Em portugês, como se sabe, os santos masculino são chamados de "São", excepto se o seu nome começar por "H" ou por uma vogal, altura em que são Santo qualquer coisa! Por vezes há contracções, como no caso de Sant´António!
Penso que terá acontecido que alguém deixou o "T" do Sant´Yago colado ao nome! Assim, no Português (e no Galego) Moderno, Tiago deveria chamar-se Iago. Partindo de Jacó, o "J" facilmente se poderia trocar por um "I" ou por um "Y", e o "C" por um "G"(um exemplo onde esta troca de "C" por "G" acontece é na palavra "algodão", sendo que "algodão" é a versão árabe da palavra que nos viria dos romanos "cotão". "Al" significa "O", como é evidente, o "C" substituiu-se por um "G" e o "T" por um "D", o que também era comum! Por evolução semântica, nos dias de hoje "cotão" tem um significado diferente).

A ser verdade isso, os Antónios têm sorte de não serem Tantónios hoje em dia!

3 Comments:

Anonymous devilspit tornou público que...

És um poço de cóltura tu!! Tens fundo?!?! ;p

1:17 da tarde  
Blogger Inês Ramos tornou público que...

Tu já ias era fazer a cadeira de História da Língua por mim!

8:58 da tarde  
Blogger Sergy tornou público que...

Fazer a cadeira?
Eu tinha capacidade para a ensinar!:)

LOL

ou talvez não!

10:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home