sexta-feira, maio 26, 2006

Pirates!

Erasmo de Roterdão fez O Elogio da Loucura, Montesquieu O Elogio da Sinceridade, (as referências culturais acabaram aqui, podem continuar a ler), que se escreva aqui o Elogio da Pirataria (de propriedade intelectual defendida por leis internacionais de copyright).
Não da pirataria para fins comerciais. Os piratas são tão inescrupolosos como os chairmen das companhias discográficas ou cinematográficas.

Mas pirataria para desfrutares em privado, ou bem acompanhado, porque não?
Não tenho problemas em dizer que por vezes vou buscar algumas músicas através de programas de partilhas de ficheiros. Quem me censura? Imaginemos que eu só goste de 1 ou 2 músicas do cantor X. Acaso faz sentido pagar €17,00 por um CD que tem 1 ou 2 músicas boas e 10 que são alta banhada? Tentam meter-te na cabeça que isso pode vir a acabar com a música! Merda de boi!!!! A música nasceu com o Homem, e só acabará quando falecer o último ser humano (à hora do fecho desta edição, isso ainda não tinha acontecido). Se sacares música na net só estás a emagrecer um pouquinho a margem de lucróbscena das companhias de discos. Em cada euro da venda de um cd, quantos cêntimos achas que vão para os artistas? Esses people ganha mesmo é com publicidades, patrocínios, concertos e festivais! Não te preocupes, que tu vais continuar a ter que acordar cedinho todos os dias para o teu trabalhito de merda (se tiveres a sorte de o ter), que te deixa fodido e mal-pago, sem cheta para comprares muitos cds por mês, e os músicos, com ou sem downloads, vão continuar cheios de pasta, gajas, copos e coca, enquanto ao contrário deles terás a desdita de uma vida árdura, longa e saudável.

Mas atenção! Há discos que eu não me importo de pagar para os ter! Não foi por causa dos downloads que eu deixei de comprar cds! Sobretudo na Piranha (no Parque Itália).

No que toca a filmes, nem sei se posso dizer que faça algo ilegal. Eu não paro de ir ao cinema! E alguns filmes merecem mesmo a pena ser vistos em ecrã argentino. Eu não saco filmes da net.
Eu alugo muitos filmes por semana (não da Blockbuster! Eu não alimento A Besta! Prefiro o Rocky - filial de São Mamede de Infesta - pequeníssima cadeia de video-clubes da zona do Grande Porto. É simpático defender o comércio tradicional, o little guy! Além que é mais perto de casa e cada DVD, novidade ou não, é a €2,30). Vejo esses filmes, PAGO POR ELES! Depois faço uma cópia para mim! Não prejudiquei ninguém, calculo? (às vezes até me prejudico a mim, porque a cópia não fica bem e eu tenho que alugar outra vez!). Não o faço com intuito mercantilista! Faço cópias, troco-as com os meus amigos! Será ilegal, mas não me pesa na consciência! Queriam que comprasse DVDs originais? E compro! Dentro dos possíveis vou comprando filmes que valham a pena! Há dias aluguei O Fabuloso Destino de Amélie. não o copiei! Quando puder, quero ter aquele original! Agora pagar €20,00 por filmes da merda?? Ide fritar rissóis!

Agora, se eu tiver a oportunidade de ver de graça, porque alguém me gravou, não direi que não a uma cópia tirada da net de um qualquer subproduto fecal-hollywoodesco com que queira intoxicar o meu cérebro em 90 minutos de alienação, que isso de um gajo gostar de literatura e filosofia por vezes tem que ser contra-balanceado com futebol e filmes de merda, não vá um gajo tornar-se um snob cultural!

Portanto, faz como eu! Querem meter-te medo! Ameaçam-te com prisão! Eles andem aí! Mas nada temas! Nuno Gomes, que vai estar com a selecção no Mundial, já admitiu ter levado para o estágio DVDs de Instinto Fatal 2 e MI 3! Pensam que essa confissão tácita -ou se quiserem, estúpida - do Nuno Gomes ter filmes piratas o atirará para a cadeia??? Acham que ele vai ser processado? A previsível impunidade de Nuno Gomes significa o ruir dessas vãs ameaças! Chega de filmes de merda vendidos a preço de ouro! É hora de dizer "basta!" à taxa de 21% de IVA dos CDs e DVDs! Comprem só o que VALE A PENA! Sede Piratas da Arte! Bucaneiros do Entretenimento! Corsários da Cultura!*






















Piratas metrossexuais, ou simplesmente um grande actor e um futebolista mediano? Eis a questão...

*A direcção de www.wwwwandrade.blogspot.com NÃO poderá ser responsabilizada por eventuais repercursões penais em que podem incorrer os incautos que decidam seguir este conselho tais como coimas, multas pecuniárias, penas de prisão, açoitamentos públicos, apedrejamentos por sharia islâmica, empalamento ou pena de morte. Relembramos que o teor deste blog é satírico , e as declarações expressas são fictícias, e não reflectem de forma alguma a opinião da Administração, Direcção, Redação, ou de qualquer outro elemento da staff de www.wwwandrade.blogspot.com. Qualquer semelhança com factos ou pessoas verídicas é pura coincidência!
(Eppur si muove!)

2 Comments:

Anonymous Fred tornou público que...

Empalamento e "ide fritar rissóis" no mesmo post é de um gajo se engasgar a rir-se! LoL
Há apenas uma pequena falha no teu post (eu negarei veementemente que sequer sabia o que vou dizer a seguir), porque de facto podes comprar apenas músicas individualmente na net (iTunes, etc), enriquecendo não só a indústria, como também o teu ISP entre outros! Mas como eu nem sei que esta possibilidade existe, não posso argumentar com isto!
De resto concordo em absoluto com o que dizes! Além de que acho que temos de ter o direito a experimentar! Não foram poucas as vezes onde gastei umas pequenas exorbitâncias em CDs que vim a descobrir que afinal não gostava assim tanto...
Filmes também não saco, mas é por falta de paciência, mas mais uma vez, acho injusto pagar-se 30€ ou mais para se ver um filme que se pode perfeitamente detestar, e ainda pior, ficar-se com o empecilho em casa a atrapalhar, e lembrar-nos de uns belos e idos 30€!
Além de tudo, queria acrescentar que há lojas onde os CDs continuam a rondar os 15€ (CDs novos, como é óbvio) enquanto a FNAC se cifra pelos 19-20€... para onde vai o dinheiro? deve ser para os pobres artistas... enfim, não tenho pena deles.
Os que merecem, recebem um pouco do meu dinheiro (e não é por culpa minha que recebem pouco!!)!

12:25 da manhã  
Blogger Figas_21 tornou público que...

Eu estive no café onde trabalhava a Amélie, 2 dias depois de ver o filme, foi uma cena estranha ...

6:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home