sexta-feira, maio 19, 2006

Da Vinci

Às vezes gostava de ter mais coragens, metafóricamente uns colhões maiores.
Assim, teria coragem de dizer NÃO!, de não alimentar o monstro, de foder a indústria como o Mágico Gipsy defende!
Mas, alas, sou um escravo um tóxico-dependente da novidade, dos cantos de sereias que me fazem naufragar nos negros rochedos da falsa-arte.

Não devia ter visto o Código da Vinci, foda-se nem sequer deveria ter lido o livro. Issso é cinema-pipoca, é literatura-pipoca, e a minha dieta? O que é certo, é que lá estive eu no dia da estréia!

O Gipsy pediu-me num comment para falar do filme no meu tasco, pois cá vai disto
Comecemos por partes. O livro é fraquinho, um whodunit com considerações teóricas sobre a vida e o carácter humano de Jesus, que claro, porque faziam algum sentido, logo provocaram a ira da Igreja e da Opus Dei, a tenebrosa e quasi-torquemadesca organização católica conservadora (ora aí está um pleonasmo e dos grandes!). O que eu acho de Dan Brown? Eu gosto de Poe, Pessoa, Goethe, Huxley e Kafka...

Bem, o filme é uma adaptação fiel. E é do Ron Howard. É plástico sobre plástico. É Coca-Cola. É um Big Mac. Não quer dizer que seja mau...só que não nos mata, não nos torna mais fortes nem mais cultos. Passa o tempo. Ian McKellen e Paul Bettany salvam o filme, Alfred Molina está razoável, Jean Reno arrisca-se a ser um Banderas francês, na medida em que deixa o cinema europeu para se tornar um esteriótipo hollywoodesco.
Quanto a Hanks, está longe do melhor mas tem um penteado castiço que ainda o faz parecer mais atrasado que no Forrest Gump.

Mas, considerações artísticas à parte, eu também me genuflectiria, mau grado a minha lesão nos ligamentos internos do menisco, face a semelhante Sagrado Feminino:



2 Comments:

Blogger magicgypsy tornou público que...

Mais ou menos o que eu estava à espera.
Pelo que vi no trailer o cabelo do Tom Hanks é um efeito especial em si mesmo.
E a menina Tautou parece manter os encantos todos.

2:05 da tarde  
Blogger H. tornou público que...

parece que é mais ou menos geral a crítica... concordo no geral. bettany e mckellen salvam alguma coisa...
mas ñ está péssimo...apenas medianozito!

7:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home