sexta-feira, abril 07, 2006

"Blame Canada"


O Canadá é a Suiça ou os Países Escandinavos da América do Norte. Branquinho, higiénico, desinfectado, asséptico, enfim é um país squeaky clean.
o South Park farta-se de satirizar o Canadá. Num episódio mostra o vizinho dos EUA como uma espécie de terra mágica, como Oz, composto por 3 reinos: Canadá, Quebec e Terra Nova.

Mas eu não gosto dos países squeaky clean mais do que gosto de pessoas squeaky clean, eu gosto que as coisas venham com um pouco de sal & pimenta. O insosso causa-me calafrios, e a vida não tem piada se não for um bocado suja, um bocado perigosa e um bocado desequilibrada. Se eu fosse emigrante ou descendente de emigrantes, por muitos problemas e violências e injustiças que a terra do Tio Sam possa ter, preferia muito mais ser americano que canadiano.

O Canadá é um país hipócrita, que pretende ser mais liberal, ecologista, pacifista que o seu vizinho do sul, mas na questão dos emigrantes portugueses deportados, demonstrou uma atitude racista encoberta. Durante anos, o governo canadiano não se importou que empresários pouco escrupulosos se aproveitassem da situação destes imigrantes ilegais. Quando deixaram de ser úteis, pontapé neles!

E afinal, o que é esse país? Uma colónia inglesa que vive à sombra dos EUA! Mai´nada!

3 Comments:

Blogger carmuue tornou público que...

e ainda por cima os tipos têm petróleo... be afraid, be very afraid....

5:02 da manhã  
Blogger karlovasco tornou público que...

shôr'andrande,

mais uma vez vejo-me impelido a comentar o seu post, por profundo desacordo com a teia urdida..

normalmente o que parece é, e de facto são mais ecologistas, mais equilibrados, mais liberais, menos xenófobos, mais evoluídos que os americanos..

têm uma política de imigração com leis justas e estão a fazê-las cumprir, tal é a função de um estado de direito.. os portugueses repatriados representam uma ínfima minoria que se socorreram de 'expedientes' que normalmente funcionam em portugal, onde as leis não têm qualquer reflexo prático..

ainda assim é um país com níveis de pobreza não comparáveis ao dos EUA, com uma política real de integração..

mas são opiniões, eu tb gosto de um pouco de sujidade e desequilibrio, desde que eu esteja no lado porreiro dessa sociedade, né? porque ser portoriquenho pobre e desempregado nos EUA não deve ser fácil..

11:10 da manhã  
Blogger Figas_21 tornou público que...

Eu costumo chamar ao Canadá, os EUA B. Como as equipas secundárias no futebol.

12:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home