segunda-feira, janeiro 23, 2006

Mitos, Lendas e Histórias de Portugal - Parte 1: D. Afonso Henriques


"Com essa cara de Bin Laden, ainda tinhas coragem de chamar mouros aos outros?"


De D. Afonso Henriques, fundador do reino de Portugal, e filho de Henri de Borgonha e de D. Teresa, contam-se muitas histórias.
Uma delas é que ele era um homem tão poderoso, e sua espada de tais desmesuradas proporções que só ele a conseguia levantar.
Evidentemente, a partir deste pressuposto, eu poderia destilar um sem-número de graçolas e piadas maliciosas, de duplo sentido, de gosto duvidoso e – por serem tão óbvias – de inteligência nula, sobre a metáfora fálica inerente ao “só ele a conseguia levantar”. Mas não o vou fazer, por considerar que as dimensões da espada de um homem, e a forma como ele a usa só dizem respeito ao próprio e às pessoas que ele tenciona perfurar.
Também se conta que numa batalha, D. Afonso Henriques com a sua espada rachou um homem ao meio. Novamente, não me parece apropriado estar a debater as orientações sexuais do nosso primeiro rei.
Dele também se dizia que batia na mãe. Bater na progenitora não me parece uma coisa muito bonita. Mas é preciso ver…ele era uma puta espanhola, que não queria a independência do condado, e ainda por cima metia os cornos ao bom do Henri com um conde galego. Resumindo (e isto é para quem já viu o Kuzz) que ele lhe cascava, cascava. Mas é porque ela não compreendia porque levava. E então, comeu até aprender. É que a ignorância é uma coisa muito feia.
A maior lenda sobre o Fonso é que, na véspera da Batalha de Ourique (e note-se, que a ideia de um gajo do norte dar porrada em mouros, partir tudo e pilhar-lhe os pertences pode muito bem ter estado na origem dos Super-Dragões), Jesus Cristo apareceu-lhe e disse-lhe que ele iria vencer.
Não sei se é verdade, mas a ser, várias questões se colocam. Partindo do princípio que o Fonso não falava aramaico, em que língua é que J. C. comunicou com ele? Na língua galaico-portuguesa da plebe? Ou no Baixo Latim, língua por certa falada pela nobreza hispânica? E não será este post uma desculpa esfarrapada para eu me armar em culto?
A verdade, é que, sabendo de antemão que era superior e que iria ganhar, o Fonso tornou-se assim uma espécie de um José Mourinho nortenho/medieval/bélico, um special one com a arrogância de quem sabe, mesmo antes do apito inicial que tem 99% de hipóteses de vencer.
Consta que até se viu o braço do arcanjo Gabriel com uma espada de fogo a desancar nos mouros, o que me leva a crer que Deus tinha uma aposta com o Alá sobre os cruzados vencerem, e que fez batota.
Em última análise o Jesus ter dito ao Afonso que ele ia ganhar parece-me muito mal. Mata o suspense, e retira interesse à batalha.
Antes de eu ir ver um filme qualquer, também não achava bonito que me aparecesse o Jesus e me dissesse. “Olha que o cabrão vai matar a gaja e ainda por cima vai escapar, o ganda filhadaputa.”

8 Comments:

Blogger Tere tornou público que...

Oi miguinho... ainda não vi o Kuzz....dó depois do ultimo exame... mas agora aguçaste-me a curiosidade...
Só agora é que vi essa semelhança do Fonsinho com o Bin...rámente é ducá
Bjokas

2:35 da tarde  
Blogger Inês Ramos tornou público que...

Eu já vi o Kuzz e não acho nada bem que andes a dizer as palavras do «Mestre Zé Pedro» em vão... :/

10:55 da tarde  
Anonymous Fred tornou público que...

eu ainda estou à espera do Kuzz para poder comentar este post d'outra maneira! =p

1:46 da manhã  
Blogger Sergy tornou público que...

Isso do kuzz tá um bocado demorado, Fred, mas arranja-se. Diz-me uma coisa, mandaste-me o teu mail, certo?

8:16 da manhã  
Blogger W. tornou público que...

Realmente o Kuzz tá difícil... Se calhar é melhor mandar-te mas é a minha morada! :|

1:52 da tarde  
Blogger magicgypsy tornou público que...

Vê lá tu que o anjo Gabriel apareceu-me quando eu estava prestes a entrar para o cinema para ver o Sexto Sentido. Sabes que o gajo afinal está... " Sujeitinho irritante esse Gabriel. Não há maneira de crescer.
Funny post.

2:51 da tarde  
Blogger Sergy tornou público que...

W., manda-me o teu endereço para o mail.

7:39 da tarde  
Blogger PresidenteDaRepublica tornou público que...

Pois... O Kuzz...
Publica isso no RapidShare e dá os links à malta...

11:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home