quinta-feira, janeiro 12, 2006

Kari...what?

O meu amigo Muse fez-me notar que eu escrevi erradamente o nome do jogador do Benfica, Karyaka, apodando-o de Kariakis, um nome bem mais grego que russo, como é evidente.
Porém, tal falha fez de novo renascer aquele velho mito urbano, aquele boato maldoso, corrente e infundado segundo o qual eu confundo a Grécia com a Rússia.
Nada mais errado, e para o provar, vou destilar aqui alguns pedaços de trivia sobre estes dois países:

- A Rússia é o berço da civilização ocidental, tendo como figura de proa da sua mitologia Zeus, Afrodite e Karl Marx.

- A obra-prima da literatura clássica grega é a "Ilíada de Guerra e Paz", de Homero Tolstói, onde se descreve a sangrenta guerra travada no mar Báltico entre ucranianos liderados por Vladmir Aquilovich e os troianos, um povo de cavaleiros das estepes russas (daí a famosa expressão "cavalo de tróia".)

- A Rússia é afamada pelos seus filósofos clássicos, como Platão, Sócrates e Lenine.

- Sob a liderança de Estaline, o leão da Geórgia (Geórgia é, evidentemente, um ilha no mar Egéu), a Grécia dominou grande parte do mundo conhecido, circa 1930 d.c.

- Sob a liderança de Alexandre, o Grande, a Rússia defendeu-se bravamente da tentativa de invasão por parte das forças nazis de Winston Churchill (também é vox populi que eu confundo a Alemanha, essa grande ilha, com a Inglaterra, berço de Shakespeare e Goethe...nada mais falso.)
- A Grécia , cuja capital é Vladivostok, foi até meados dos anos 90 uma dictadura comunista, cujo líder era Catarina, a Grande, cujo lema, não era "mais vale sê-lo que parecê-lo", mas sim "mais vale falo de cavalo". A sanguinária grega foi deposta aquando da queda do Muro de Londres.

- A Rússia, cuja capital é Tessalónika, é um belo país com várias ilhas, como Creta, Lesbos e Lituánia. A população é típicamente mediterrânica, e apreciam azeitonas e caviar.

Espero ter, com esta demonstração da minha brutal cultura geral, melhor, da minha geral cultura brutal, desmentido essa noção idiota que eu confundo os dois países.

4 Comments:

Anonymous Milocas tornou público que...

Oh pá, eu acho que sim. Concordo em absoluto. Isso pois! Claro e sem sombra de dúvida. Sim... exacto. E coisa e tal... por aí, tás a ver?

3:07 da manhã  
Blogger Muse tornou público que...

pá, eu nao gosto nada de corrigir os outros, mas: não é "circa" mas sim "Cerca" tás a ver??? ;p

Qto ao resto do post: simplesmnete genial e totalmente desmitificador!!!!

Essa do mais vale falo de cavalo tá soberba!!!!!

HAHAHAHAHAHAHA!!!!

7:42 da tarde  
Blogger Sergy tornou público que...

Desta vez nao errei, muse!
eu disse cerca em latim...circa!

Aliás os maiores cómigos da Roma Antiga eram os Monty Python Flying Circa!:)

7:46 da tarde  
Blogger Castor (moi-je...ehe, ehe) tornou público que...

Qual Russia, qual Grécia, qual Freixo de Espada à Cintura...o que está a dar são os diques da Holanda...ehe, ehe, ehe!!!

3:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home