sábado, dezembro 17, 2005

E falando do Dan Brown...



Confesso que estou ougado por ver isto!
(claro que os meus amigos já sabem que eu sou capaz de ver QUALQUER coisa em formato celulódico, desde as maiores obras-primas a qualquer acéfalo desperdício de 90 minutos...mas isso não vem ao caso).

Eu acho o Ron Howard um bocado "bem comportado" demais para o meu gosto, mas com um leque de actores como o Tom Hanks, a Audrey Tautou, o Sir Ian McKellen, Jean Reno e Alfred Molina (um casting excelente, até ver), este filme é daquelas coisas que antes de o ser (blockbuster), já o era.
Antes de mais nada, há que reter uma coisa. Este filme baseia-se no best-seller o "Código Da Vinci", de Dan Brown (sobre o Leonardo Da Vinci, a Opus Dei, a vida sexual de Jesus Cristo, etc..), e não no muitíssimo menos conhecido "Código d´Avintes" (autor anónimo), que fala no mistério da preparação da famosa broa. Ficariam espantados se soubessem a quantidade de pessoas que incorrem nesse erro.

Bom, falando no livro, acontece que eu há pouco tempo acabei de o ler (apesar de já o ter há largos meses)(hão-de reparar que eu nunca falo nos livros que leio...isso é porque leio pouco...uma das coisas que espero corrigir nas resoluções de ano novo).

E a minha opinião é : "highly overrated". Ou em português : "altamente overrated."
Conhecem o termo cinema pipoca? Para mim, Dan Brown é literatura pipoca. É Ron Howard escrito. (Ron Howard nem é mau! Se eu quisesse ser mauzinho, teria dito que é Michael Bay escrito! E o Mr. Brown não merece tamanha desfaçatez).
Porém, há que dar um desconto. Antes de o ler, eu tinha acabado de ler 1984, de George Orwell, isso sim, literatura com 2 "L"s grandes(speaking of which, há dias o meu pai ia-se passando porque eu, querendo referir-me ao George Orwell disse Orson Welles...enfim, é o que dá quando os ignorantes se tentam passar por cultos, só porque sabem usar o Google!). É natural que a fasquia do meu interesse estivesse muito alta.
Não me levem a mal...eu gostei do livro. É um bom livro de acção e mistério, e nesse sentido é uma história agradável e bem conseguida! Porém, dizer que é polémica, que traz algo de novo...naahh! Fodias-te!
E daí, acredito que para muitas pessoas até seja. Mas aquelas histórias todas de Maria Madalena estar na pintura da Última Ceia, de que a Lena era a Srª Cristo, que fugiu para França grávida dele (ou D´Ele, se quiserem), que os seus descendentes fundaram Paris, que a Igreja nos primórdios tentou subverter e diabolizar - ou na melhor das hipóteses absorver - os símbolos das religiões matriacais pagãs primordiais (para eliminar o Divino Feminino), e subvalorizar assim o papel da Mulher, tornando-a a vilã da História da Humanidade (pecado original, e isso tudo)...isso eu já sabia HÁ DÉCADAS!!!!

Para finalizar, um toque humorístico(e o pior, verdadeiro).
Estão a ver aquelas marcas brancas na capa do livro?
Eu já tinha o livro há meses, quando de repente olho para a capa e pergunto a mim mesmo:

"FODA-SE! Não querem lá ver que eu já rasguei a capa do livro e nem vi como":D

8 Comments:

Anonymous Jorge Peixoto, 57 anos, funcionário público de Pombal tornou público que...

Boa tarde! Olhe! Esta história toda não cheira bem e eu explico porquê. Ora bem…Se foi por cima do Golfo do México que as duas renas se sentiram mal…hã…ora bem… e toda a gente sabe…hã…que o trenó tem pelo menos oito renas, então as outras seis não tinham pedalada para chegar ao fim da viagem? E aonde é que estão os presentes? Onde é que está a caixa negra do trenó? Não me convencem, é só. Obrigado.

5:23 da tarde  
Blogger W. tornou público que...

Deve ser um filme girito, pelo menos o livro era um autêntico guião! E também acho que foi highly sobrerratado, o raio do livro!

P.S.: Desculpa a ignorância, mas o que é "ougado"? :|

10:50 da tarde  
Blogger Castor (moi-je...ehe, ehe) tornou público que...

Ó pá!... Mas aquilo no livro e sem qualquer sombra de dúvida (vê-se pelo tipo de rasgão e pela suave sinuosidade que transparece da cor), são rasgos de inteligência!!! Tás rodido, mano... agora tens que ir para o governo... nunca mais te safas... Para castigo, vou fazer-te um pedido:-------- A pedido de várias famílias e porque nunca se devem negar pedidos às famílias, porque se se negarem pedidos ás famílias nunca mais haverá pedidos.... AQUI VAI:
Pedido: Não corte a corrente da solidariedade, mande este pequeno ANÚNCIO para mais 10 (quaisquer 10 servem...) e poderá aceder

gratuitamente à NetCabo (mesmo que não tenha, pois é MILAGRE) no dia de Natal entre a 1/2 noite e a 1/2 noite e 1/2 minuto: Juro

(pelas minhas bolinhas) que este comentário não é SPAM (Seroilas Portuguesas Amarelas Matizadas)!!!
Prendas!... Prendas!... Prendas!... Se queres escolher uma prenda, vai ao Dique!... É "Verichip!!!...Verichip!!!... Só
faiveurós!!!"...ehe,ehe,ehe... CHUACS e UGAS para todo o mundo "blogtrota"!!! Feliz Natal é o que deseja a malta do Dique: Castor,
Divino Mestre, Tia Letícia, Alector, Brasuca "Meusss Quêrrridossss", Feroz Podengo Anão, Poeta Castor, APPPM (Associação Portuguesa
Para a Protecção das Minhocas), Margarida, Velha Gaiteira, Manel, Maria, C(h)avalos da GNR, Pai NATASTOR, etc, etc...

Vivam as BOLINHAS DE NATAL DO CASTOR!!!

12:51 da manhã  
Blogger Tere tornou público que...

Oi amiguinho... Olha eu já li o livro há bastante tempo, e quero ver o filme, quando é isso??? Bjokas grandes

9:53 da manhã  
Blogger António A. Antunes tornou público que...

Dan Brown é um tipo doente que faz mal a crianças.

1:15 da tarde  
Blogger Sergy tornou público que...

W., ougado significa com ganas de, mortinho por, com vontade louca de, foda-se que esta merda nunca mais chega, de algo.

Tere, ontem vi no cinema o trailer oficial, e agora é que estou MESMO ougado!:)

7:59 da tarde  
Blogger Sergy tornou público que...

esqueci...estreia mundial, Maio 2006

9:27 da tarde  
Blogger H. tornou público que...

pois... há ai mta coisa certa no q dizes... gostei ;)

4:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home