terça-feira, julho 12, 2005

Algumas memórias universitárias...



Estamos em 2005...este ano vai fazer 7 anos que me licenciei...7 anos, fosga-se é uma vida...e começa-se a sentir o "Seven Years Hitch"!
Eu decidi seguir o curso de Economia, quando tinha 14 anos, depois de eu ter feito um teste de Economia no 9º ano,que me tinha correu muito bem (or so I thought)!
Traí assim a minha aptidão natural, que seria Letras!
(depois acabei por tirar só 53% naquele teste que me tinha corrido MUITO BEM...devia ter desconfiado logo ali que aquele não era um bom prenúncio, mas deixei-me estar...).
Depois, como sou muito inteligente, não consegui entrar na FEP...tive então que entrar na Universidade Portucalense, e em Gestão de Empresas!
(Não quis tentar a Lusíada, porque me parecia ter má-fama...e também não quis a Católica, porque não suporto muito bem instituições católicas nem gajos com nomes betos tipo Telles ou Vasconcellos!).
A Portucalense no entanto também apresentava dois grupos...os meninos filhos de famílias bem e os meninos filhos de parolos novos-ricos!
Verdade seja dita, eu não pertenço a nenhum desses grupos...razão pela qual só fiz 3 amizades na Universidade...pelo menos, essas eu sei que são amizades que durarão a vida toda, e isso é o que importa!
A UP tinha uma grande vantagem...é do outro lado da minha rua...razão pelo qual eu era sempre o último a entrar, nos dias em que me dava na tola e ia às aulas..que eram raros!
Na primeira época de exames, em Fevereiro, no 1º Ano, fui coerente...chumbei a tudo!
Depois adoptei uma estratégia arriscada, que fez com que conseguisse acabar o curso em 5 anos, sem nunca chumbar...deixava sempre a cadeira mais difícil de cada ano para o ano seguinte! Resultou, canudo!:)
Uma das cenas mais fixes na UP eram as Festas da Garagem...foi lá que eu aprendi que juntar Tequilla, Gim, Vodka e Absinto talvez não seja assim uma idéia muito feliz...
A UP tinha o condão de ter professores inesquecíveis...razão pelo qual não quero voltar a ver nenhum deles à minha frente enquanto for vivo...e nem sequer ia às aulas deles...
O engraçado era a Direcção da UP...a direcção da UP era tipo as pesoas que estão por trás do Governo Americano...uma cambada de velhos brancos, ricos e de extrema-direita...um deles, que era regente do curso de Direito, ou História, escreveu inclusive um livro, em que as idéias-base eram:
a) Pinochet e Salazar eram uns comunas....
b) O Holocausto era uma invenção dos judeus...
Basicamente era isto...

A Portucalense atravessa tempo difíceis...uma quebra grande nos lucros (aquilo é uma cooperativa, para pagar-se menos impostos, mas é do género em que só faltava um gajo pagar para ir mijar...), seguida por desfalques e fraudes que só não tiveram a repercursão dos da Moderna, porque a Portucalense não é reconhecida fora do Porto...tudo isso afectou e de que maneira o nome da minha Universidade...

E é pena...porque, apesar de tudo, eu sinto muito a falta daqueles dias despreocupados...

12 Comments:

Blogger Tere tornou público que...

És menino da Portucalense???? AAAAAAAAhhh, eu é mais armas... andei na Moderna... mas vim para Viseu acabar o curso... é que a noite do Porto na altura puchava demais... Bjokas

2:41 da tarde  
Anonymous mar tornou público que...

Eu sou mais da pesada....:)***

4:28 da tarde  
Anonymous mar tornou público que...

Mais uma vez, comentei antes de colocares o texto... :)
Contudo, volto a dizer o q disse, a minha era, e è, uma faculdade da pesada, com uma vantagem, estava e está cheia de gaijos, e como ha mta quantidade, sempre se encontra alguma qualidade..;)
Se voltassse de novo, iria para a mesma faculdade, para o mesmo curso, foram sem duvida os melhores anos da minha vida.... Profs inesqueciveis, e colegas q ficaram verdadeiros amigos..:)***

9:35 da tarde  
Blogger NightWolf tornou público que...

Que saudades do tempo de escola, dos intervalos, das festas, do pessoal... nostálgico!
Um abraço

10:21 da tarde  
Blogger No Pants Jimmy Jamma tornou público que...

Ah, os meus dias de universitário...
Que saudades...

11:30 da tarde  
Blogger Catarina tornou público que...

Ai, ai, ai...
Anda aqui uma pessoa com vontade de cortar os pulsos porque ainda não foi à praia uma única vez este ano e vocês todos de curso já acabadinho!!
Pois é, eu acho que, apesar do muito trabalho que tenho, vou ter saudades deste tempo e de todas as pessoas que conheci (mas ainda faltam dois anos e três exames esta semana!...).
Fui para a faculdade que queria e tive a sorte de escolher o melhor curso do Técnico: não ia encontrar colegas e amigos como os que fiz em mais curso nenhum. A sério.
Se quiserem matar saudades dos velhos tempos e vir assistir a uma das minhas aulas no próximo semestre, vêem porquê;)

12:51 da manhã  
Blogger unknown soldier tornou público que...

este teu post mexeu um bocado comigo...
pah, eu estudo há quase 10 anos e algo de muito estranho se passa porque ainda não me rendi à evidência que vou ter de parar!!
além disso estes dez anos nem sequer me trazem grandes recordações.
fico feliz por ti e mais infeliz por mim que não tive (tenho) nenhum daqueles dias despreocupados de que falas...ou eram (são) despreocupados a um extremo tal, que só me traziam (trazem)preocupações!!
[]

3:56 da manhã  
Blogger Sergy tornou público que...

Olha, U. S., só quando eles acabam é que tu vês como são despreocupados...eu trabalho, e lembro-me com saudades daqueles dias em que podia ir a festas a qq dia da semana, e apanhar gandas mocas, e oltar e ficar a dormir o dia todo,....daqueles dias em que se podia ir a qq lado, pois não era obrigatorio assistir a aulas...abraços e beijos para todos, meninos e meninas...

8:15 da manhã  
Anonymous mar tornou público que...

Catarina, andas na melhor faculdade do mundo e arrredores???
Qt ao curso, o melhor foi o q eu tirei, como è evidente... ;) brincadeira Catarina, Beijinhos futura colega ;)

9:23 da manhã  
Blogger Tere tornou público que...

Eu sou viciada em estudar, não sou geek, mas adoro estudar... e talvez por isso me tenha metido agora, 2 anos depois de me ter licenciado, a tirar um mestrado numa área que adoro - RH -. Mas não é só o estudo, é as pessoas novas que conheces é o convívio... sei lá... As Festas de Garagem... eh pá que saudds!!!!! FOi lé que vi o primeiro cromo a colocar a gola à Eric Cantoná... numa das festas... bem eram de morte... em 95,96,97,98 espectáculo... a moderna ia lá em peso...Bjokas

11:16 da manhã  
Blogger Sergy tornou público que...

95-98?
Foi os anos em que eu andei lá!
Dpois mudaram as fstas para o parque da cidade, e foi pena...

1:17 da tarde  
Blogger Montenegro tornou público que...

Bem, se entraram todos em 95, são todos do meu ano... com a diferença de eu ainda andar por lá a fazer não sei o quê, enquanto se vai trabalhando. e também com o facto de ser na melhor universidade do país, porque é no Algarve, e não há melhor que ir "estudar" para a praia (de dia ou de noite) :)

Só acho que te faltou misturar uma coisa ali nas bebidas... que tal um tabascozinho para "aquecer" a noite? :P

"Ficar bem".

12:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home