quarta-feira, junho 22, 2005

A respeito daquele último post...

No filme, o Morgan perguntava.


"Onde acaba a responsabilidade pessoal e começa a responsabilidade empresarial?"
Já devem ter reparado naqueles anúncios dos maços de tabaco:
"Fumar Mata", "Fumar prejudica a gravidez", "Fumar causa cancro", "Fumar causa disfunção eréctil", "Fumar faz-lhe nascer um pessegueiro no cu"...
Isso é tudo muito bonito, mas porquê ficarmos pelo tabaco (onde se pretende medidas preventivas mais extremas como colocar fotos de pessoal com cancro nos maços.)?
Afinal, o que não falta aí são produtos (curiosamente todos legalizados), cujo uso desregrado, provoca vicío, e graves danos físicos e mentais.
Exemplo, o alcóol! Os anúncios de cerveja e de bebidas brancas mostram sempre gente jovem, bonita, com um estilo de vida altamente motivante, sempre em festas,a beber moderadamente, etc.
O único aviso é "Beba com moderação".
Que merda é essa "Beba com moderação"?
Para ti, beber com moderação pode ser beber uma súrvia. Para mim pode ser beber um TGVA (tequilha, gim, vodka e absinto).
Porque não avisos como os de tabaco?
"Beber alcóol vicia"
"Beber alcóol fá-lo agir como um palhaço, ou como um macaco tresloucado"
"Beber alcóol até lhe pode aumentar o apetite sexual, mas fá-la difícil de levantar"
"Beber alcóol provoca vômitos"
"Beber alcóol fode-te a mioleira"
"Beber alcóol faz com que a tua cabeça pareça ter um machado enterrado, no dia seguinte"
"Beber alcóol provoca cirrose e danos e lesões graves no fígado, i. e., fornica-te o fígado à força toda"
"Beber alcóol enriquece a Gorosan"
E porque não colocar nos rótulos e latas fotos de pessoal a agir como psicopatas e a virar o barco?
E quanto às companhias de comidas gordas/açucaradas/hamburguers (ou hamburgas, como algumas pessoas dizem)/pizzas/fa(s)t food em geral/pipocas/refrigerantes/chocolates e o diabo a 4?
Porque não colocar fotos de pessoa morbidamente obesas nas caixa dos big macs, ou nas embalagens de bolachas de chocolate?:
Porque não colocar estes avisos:
"Come a nossa comida, e habilita-te a uma banda gástrica."
"Come os nossos hamburgueres, cheios de gordura e açúcar, vais ver que os diabetes são divertidos."
"Bebe os nossos refrigerantes, para que queres teres dentes bonitos? Os hamburgueres já vêem mastigados, e já."
"Come os nosso produtos, não falta aí quem não queira salvar baleias."
"Comer isto vai tornar-te num badocha sem forma, e criar-te complexos e auto-estima deplorável."
Chama-se a isto "Truth in Advertising!"

11 Comments:

Blogger Betty Branco Martins tornou público que...

Concordo plenamente contigo, advertências que são pura hipocrisia, só defendem alguns interesses, mas nunca o do consumidor, esse é só para comprar.

Um beijo

2:23 da tarde  
Blogger Tere tornou público que...

A dura verdade nunca é colocada nas mensagens publicitárias, mas ao mesmo tempo que as vemos somos muitas vezes bombardeados com mensagens subliminares que no fazem comprar o produto mesmo que não o queiramos... é verdade... mas o objectivo é esse mesmo... fazer-nos comprar o k não keremos... Bjokas

2:35 da tarde  
Anonymous mar tornou público que...

Volta na volta os teus posts, deixam-me perplexa...E com imagens algo estranhas.... Num outro era a espada do D.Afonso Henriques.. neste é o pessegueiro... Naquele sítio deve ser um pouco incomódo.. e dará pessegos??!! e serão comestíveis??!!.... Mar e as suas dúvidas.... Beijo, sem pessegos..;)

6:54 da tarde  
Blogger Sergy tornou público que...

Oi, Betty, vê a minha lista de links!:)Bjinhos!

Toda a publicidade é subliminar, tere! É a triste verdade! Bjinhos

Mar, essa de nascer um pessegueiro no cu é uma expressão q eu uso para metaforizar algo de muito, muito mau!
E tratando-se de um pessegueiro, quase se pode dizer que é uma frase bem esgalhada!LOL! BJinhos!

8:37 da tarde  
Blogger Catarina tornou público que...

Eu acho, sinceramente, que essas advertências no próprio produto não têm grande impacto...
Quem as vê é porque comprou o maço e, portanto, não vai deixar de o fumar.
O mesmo com as garrafas ou os chocolates.

Já as advertências "pré-produto", se demoverem ou atrasarem a compra já é bom.

Um anúncio em frente à McDonalds a dizer:
"Todos os produtos vendidos neste estabelecimento reduzem a sua qualidade vida em 40% e a sua vida em 20%"
acompanhado de uma imagem de colocação de uma banda gástrica é que era!

Ou a fotografia de um pulmão de alguém que tivesse morrido com cancro espetado mas máquinas do tabaco.

Assim acredito que alguém hesitasse.
Agora com 20 cigarros na mão(não sei quantos cigarros leva um maço..não fumo) ninguém vai ler o que está escrito na embalagem.

9:34 da tarde  
Blogger transpose tornou público que...

ainda bem que quando arranja uma erva pa fumar, não vem um simbolo no saco, a dizer :

Misturado com tabaco ou simples provoca alucinações. ;)

11:10 da tarde  
Blogger CáMuolas tornou público que...

Só que depois, relativamente ao tabaco, há pessoas assim:

http://axistomuitoestranho.blogspot.com/2005/06/ser-o-tabaco-prejudicial-sade-ou-uma.html

1:02 da manhã  
Blogger Sergy tornou público que...

As tuas idéias são fixes, cata!
Bjinhos!

Transpose, eu nunca tive alucinações:)Abraço!

CmuolasGostei do teu blog! Tens link! Abraço!

1:30 da manhã  
Blogger kikas tornou público que...

Vi parar aqui através do blog da su e adorei este post...é mesmo isso consegue dizer tudo da melhor forma!
Deviam existir mais pessoas a pensar assim que o mundo seria melhor!
beijinhos
kikas

11:40 da manhã  
Blogger Sergy tornou público que...

Olá, Kikas, sê bem-vinda ao meu blog!
É um blog multi-tem´tico, podes encontrar aqui dd críticas a filmes q eu vi, a dissertações pessoais sobre temas mundanos, a reflexões +- profundas sobre a vida.
Adicionei-te aos links!
Bj

4:20 da tarde  
Anonymous milocas tornou público que...

Sem tretas dos adicionei-te aos links e paneleirices do género, quero só dizer-te (e digo-o aqui neste posto pq gostei e pronto!) que a tua apresentação introdutória(nem sei se existe o raio da palavra)... é Fantástica e mesmo dps de ler 7 vezes ainda continuo a achar que sou eu! LOL :P
Tenho dito, mais nada.(sem exercícios de masturbação virtual).
Beijú*

5:39 da tarde  

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