segunda-feira, junho 27, 2005

"Livros" de Futebol



Há dias, li que o Jorge Costa e o Simão Sabrosa vão engrossar a sempre-crescente linha de jogadores, treinadores e até dirigentes de futebol (Mourinho, Jardel, Deco, Boloni, Pinto da Costa) que acham por bem ganhar mais uns quantos trocados a contar as suas interessantérrimas idéias, e histórias e pensamentos em "livros" (e eu uso essa expressão muito liberalmente).
E como escrever deve ser um grande esforço para eles, têm sempre que contratar um "escritor" que consiga passar para um português de gente aquilo que eles dizem.
Tudo bem que eles o façam, mas o que eu me interrogo é "Quem é que compra e lê essas merdas?"
(Podem dizer que eu também escrevo parvoíces, histórias e pensamentos idiotas aqui, e tenho leitores, mas pelo menos vocês podem ler isto de graça...e sou eu que escrevo, não tenho "ghost-writers".)
Sinceramente, que pessoas têem vidas fúteis e de tal forma vazias, que acham necessário dar mais uns cobres a quem já ganha mais num mês que a esmagadora maioria de nós na puta da vida?
(E reparem, se eu fizer o meu trabalho correctamente, ganho o mesmo e não me agradecem. Se fizer merda, recebo o mesmo, mas ouço sermão. Se eles fizerem o seu trabalho - vencerem um jogo - ganham um bônus! E se fizerem mal - derrota - ganham o mesmo e ninguém lhes diz peva!)
E os "livros"? Como quem compra essas merdas é o tipo de pessoa que faz um teste Q. I. e tem um resultado negativo, as páginas costumam estar escritas numa fonte muito grande, e terem fotos, para assim tornar-se mais fácil de ler, e eles poderem dizer todos orgulhosos : "Consegui acabar de ler um livro!!!! Urra!"
Eu sou portista! Mas quero lá saber o que o Jorge Costa, ou "Bicho", ou como eu lhe chamo "Padeiro de Lavra"(ele tem um Pão Quente em Lavra, Matosinhos) tem para contar!
Confesso que comprei os 2 livros daquele gajo que treina aquela equipa russa que joga no campeonato Inglês. O 2º é a mesma merda do 1º com mais meia dúzia de páginas!
Nunca mais cometerei o mesmo erro.

E o que dizer de jornais desportivos? Por vício compro diariamente O Jogo!
Mas ontem comprei A Bola, e ainda bem que o fiz. Senão, não saberia que o Luis Filipe Vieira, em "visita de Estado" oficial a Cabo Verde fez no Sábado (ele de calções na praia, a ser recebido pelo primeiro-ministro, pelos presidentes das Câmaras, a ter banhos de multidão, etc.:)
A sério, esse tipo de imprensa é necessário? Mesmo os Benfiquistas mais ferrenhos têm necessidade de saber isto?

7 Comments:

Blogger magicgypsy tornou público que...

Comprei o T´Antas Glórias do Júlio Magalhães porque na altura a despedida do estádio comoveu-me um bocado ( apesar de aquilo estar a cair aos pedaços) e senti necessidade de ficar com algumas recordações. E o livro é interessante não me arrependi.Tem lá o Miguel Sousa Tavares a contar quando levou o seu puto à bola a primeira vez e as rcordaç~es do Serrão aquando dos célebres 4 do Lemos ao ben****.
Livos e bola só se for o Luis Freitas Lobo ou o Cruyff. Para aprender.

3:54 da tarde  
Anonymous mar tornou público que...

Não era preciso comprar a Bola.. Até no noticiário do 1º canal deu...
Eu compro às segundas o autosport...;)

5:04 da tarde  
Anonymous milocas tornou público que...

E pronto! Disseste tudo de tua justiça! Que posso eu dizer?!
OK! Concordo ;)

Pergunta feita a uma moçoila na sessão de autógrafos do lançamento do livrito do Simão S : "Então, já leu alguma coisa, enquanto espera? De que gostou mais?"

Resposta: "Ah tem aqui uma passagem, de quando a filha do Simão lhe perguntou onde ia quando ele estava de saída, e ele disse: O pai vai ganhar tostão! A filhota disse: Não precisas, a não-lembro-o-nome-mas-é-a-outra-filha tem muito no porquinho mealheiro! Ah e gostei das fotografias também.."

Sei lá eu como comentar isto! :P

5:05 da tarde  
Blogger Sergy tornou público que...

Tamém tenho o T´Antas Glórias...mas eu não ponho esse livro ao memso baixo nível dos que são "escritos"pelos jogadores. Luis Freitas Lobo ou Cruyff são bon, e tb goisto de ler o Jorge Valdano (salvo erro, em A Bola). Abraço, Magic!

Oi,mar, eu sei que deu no canal 1! Mas na Bola vinha com maior detalhe! Bjos!

Adorei esse trecho, Milocas, mas sabes, de certeza que ela leu o resumo no 24 Horas. Bjocas

7:17 da tarde  
Blogger H. tornou público que...

Realmente... de cada vez que oiço de + um jogador ou treinador que lança um livro, reviro os olhos e lamento o facto de alguém publicar livros de tipos que ñ sabem dizer 2 frases seguidas em português correcto... mas sem dúvida q o mais irritante é saber que milhares de pessoas vão comprar essa merda... mto sinceramente... tenho o maior desprezo... :\

7:53 da tarde  
Anonymous figas_21 tornou público que...

Belo belo era algum maluco querer fazer um livro do meu blog , isso sim , chama-se serviço de caridade !

e bem preciso ...

8:53 da tarde  
Blogger Sergy tornou público que...

Tu percebes a minha dor, lost! Beijinhos!

Figas, um livro do teu blog...não sei se compraria, mas podes crer que leria com todo o gosto! Bom ver-te aqui! Abraço!

9:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home