segunda-feira, maio 09, 2005

Bram Stoker



Não, este senhor da foto não é o Russel Crowe (embora fosse um bom casting para um hipotético bio-pic).
Este senhor é o Abraham Stoker (Bram Stoker, para os amigos), nascido em Dublim, na Irlanda (ao tempo parte do Reino Unido), a 8 de Novembro de 1847, e autor de um dos poucos livros que eu li e re-li veze sem conta : Drácula, publicado em 1897.
Ele nunca foi um escritor de renome, e no entanto, notabilizou-se por ter escrito a que é considerada "a mais aterradora história em língua inglesa".
Na verdade, a sua história de sucesso é estranha, já que não se pode dizer que o livro prima pela originalidade...basicamente Stoker recolheu informações e lendas medievais da Europa de Leste sobre um assassino em massa, transladou as ditas lendas para a Londres Victoriana, usou um sistema de "pontos de vista múltiplos", já que o livro é narrado através dos diários de diversas personagens, salpicou-os de alguma emoção (sobretudo na caça ao vampiro), atribui-lhe uma dose generosa de metáforas e inuendos sexuais (a sede de sangue, o perfurar do pescoço, a penetração dos dentes) que fizeram furor na moralista inglaterra do fim do século XIX!
A própria vida de Stoker está recheada de eventos peculiares e de lendas...nomeadamente Stoker pertencia a uma sociedade secreta denominada Hermetic Order of the Golden Daw (do qual faziam parte W. B. Yeats e Aleister Crowley)...
Diz a lenda que a cena em que os heróis vão matar a Lucy é baseada na história de um amigo de Stoker, que sufocado pela dor da viuvez, entrou no cemitério e abriu a tumba da mulher só para encontrar o caixao vazio...
por outro lado, Stoker terá escrito a sua obra-prima numa estalagem escocesa, onde após um lauto jantar passou uma noite horrível de pesadelos, e terá sentido uma presença além-tumba no seu quarto...
Tudo isso serão invenções (excepto a sua filiação na ordem secreta...), mas o que é certo é que a verdade atrás da lenda é esta:
a personagem Drácula é baseado num soberano da Transilvânia chamado Vladislav Dracula, que era um louco e um genocida, que matava e mandava matar e empalar inimigos e súbditos por sadismo puro...a sua alcunha era Vlad Tepes ("empalador" em turco...), e era filho de Vlad Dracul ("dracul" significa dragão em romeno, e o pai dele era um cavaleiro da Ordem do Dragão, uma ordem religiosa-militar alg esotérica, como os Cavaleiros Templários...)
Finalmente, de todos os filmes que fizeram, só dois recriam o ambiente do livro : "Drácula de Bram Stoker" de Francis Ford Coppola e "Nosferatu" de Friedrich W. Murnau (embora neste caso, para evitar pagar direitos de autor à viúva de Stoker, Murnau tenha alterado nomes e localizações : Bremen em vez de Londres, Eslováquia em vez de Romênia...)


3 Comments:

Blogger No Pants Jimmy Jamma tornou público que...

é o bram stoker??
curioso, eu jurava que era o avô do Warren Ellis...

9:42 da tarde  
Blogger Sergy tornou público que...

Mais o bisavô!

10:20 da tarde  
Blogger xeque Mohamed Sayed Tantaui tornou público que...

A ordem do Dragão não tem nada a ver como o esoterismo...

1:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home