segunda-feira, março 28, 2005

Esta É Uma Cidade Estranha...ou Brasília, meu amor...ou O Velho

"Esta é uma cidade estranha" é uma expressão de um spot publicitário antigo da cerveja Heineken, em que um vagabundo era "adoptado" por uma senhora socialite, que o tenta transformar num ser do jet-set, só que não consegue convencê-lo a trocar a bejeca alemã por uma bebida espirituosa.

Também é uma expressão que eu utilizo para classificar a minha cidade, ou a sua zona urbana...

Há muitos filmes de cinema de autor que eu gosto de chamar de "Histórias de Nova York", principalmente de Allen, Scorsese, De Palma, etc...
Bom, eu podia contar-vos um sem número de "Histórias do Porto"...que quiçá não dariam filmes, mas que não deixam de ser menos inquietantes...

Hoje apetece-me falar do Brasília...o Brasília é uma instituição do Porto, e que inspirou a música de Rui Veloso e Carlos Tê "A Rapariguinha do Shopping".
O Brasília é o reservatório de muitas memórias da minha infância remota...recordo-me que ia lá com os meus pais todos os fins-de-semana (curiosamente, os meus pais continuam a ir lá aos fins-de-semana, porque adoram ir lá jogar Bingo...) e ia lá andar no que eu chamava "As Máqunas..." que mais não eram que aqueles carros e figuras em que se mete uma moeda e as crianças "andam" sem sair do sítio...o meu pai juntava montes dessas moedas para eu andar...e no domingo, quando eles se queriam ir embora, diziam-me sempre que voltávamos no dia seguinte ( e depois era sempre mentira, e por causa disso fiquei com cicatrizes psíquicas irreparáveis...:( )...
Lembro-me também que os meus pais compravam-me numa tabacaria de lá livros de decalques a 25$00..eram chamados de Kalkitos, e a loja era chamada por nós de "Kalkiteiro".
Mais adiante na vida lembro-me do cinema Charlot, uma das melhores salas de cinema do Porto...só uma sala; as cadeiras eram autênticos sofás...nada se sensurround, nada de pipocas nem coca-colas (razão pela qual eu gosto muito de ir ao cinema no Bom Sucesso, aliás). Quando me lembro disso lembro-me também de outras salas antigas que já não existem...Fóco, Batalha, Passos Manuel, Trindade, Águia-de-Ouro, Lumiére, Stop...

Hoje o Brasília é diferente...é muito abandonado, muitas lojas têm um aspecto...fraquinho, para ser simpático.
Porém, o Brasília tem no seu bojo uma das maiores jóias da cidade...a loja Mundo Fantasma (quem não sabe o que é, s. f. f. verifique na minha lista de links...).
Hoje decidi ir ao MF na hora de almoço...azar do caralho, fecha na 2ª a seguir à Páscoa...decidi dar uma volta pelo Brasília...o que vejo eu numa papelaria?
Na montra, ao lado de revistas modernas, revistas americanas teen de 1993!!! (com Luke Perry do Beverly Hill 90210), e revistas de variedades brasileiras de 1990!!!!
Mas quem é que se lembraria de uma coisa destas???
Esta é mesmo uma cidade estranha...
Com o tempo que me restava, decidi ir ao C. C. Bom Sucesso (ou Cidade do Porto, como preferirem...de qualquer maneira é uma construcção ilegal...)

Eis se não quando..que vejo eu na porta de entrada??

(vamos fazer um flashback...)

Ontem ao chegar ao Arrábida, vi o que eu julgava ser uma velhota a fazer escândalo com um polícia...já lá dentro verifico que se trata de um velho com uma cara muito esquisita, todo vestido de negro e com um longo cabelo branco à poeta...)

Pois bem, pouco mais de 12 horas depois encontro-o à porta do Bom Sucesso, dentro de um Austin Mini de 1835 ou coisa do género, com fotos de gajas e de burros colados nos vidros...

Isto não é o Twilight Zone...isto é o Porto!

7 Comments:

Blogger Sergy tornou público que...

Ninguém se vai dar ao trabalho de comentar, ou sequer ler esta looonga dissetação urbanó-nostálgica!
Então que fale eu!
Não sei que me deu na telha para escrever algo tão pouco breve, tão distorcido em termos de orientação e com um campo de abrangência tão longo!
Sabem como fazem o yogurte ou os sumos de tutti-frutti?
Vão aos resíduos de frutas das diferentes máquinas e juntam tudo!
Foi mais ou menos o que se passou aqui!

8:49 da tarde  
Blogger Sir Paul Cezar tornou público que...

EU CURTI.....PQ A BRASILIA ERA ONDE EU IA MEMO PEQUENO VER FILMES E TAL E COISO.....E TINHA UMA LOJA DE CARROS COMANDADOS MUITO LOUCA!!!!

1:22 da manhã  
Blogger Sergy tornou público que...

E ainda tem...ainda tem lojas muito loucas...de modelagem, bd, smiles e o caralho a 4!

7:53 da manhã  
Blogger NightWolf tornou público que...

Só vou ao brasilia para passar pela sex shop :P a última compra foi uma pamela anderson insuflavel para oferecer, mas deixo já aqui a minha reclamação, aquela pamela sai ao pai, puta que pariu, não tem mamas a rapariga, haaa e vinha com um bonus, tinha hemorróidas!!

10:22 da manhã  
Blogger Sergy tornou público que...

Pois....
para oferecer, não é...tal e coisa...

mas tiveste que experimentar antes, não é, night?
Não viesse com defeito!:)

Eu curtia uma Angelina Jolie insuflável..a boca seria tão carnuda que na volta até dava para usar como aspirador!:)

6:25 da tarde  
Blogger NightWolf tornou público que...

Dei-me ao trabalho de a encher para ver se não vinha com defeito :P somente isso :)
Sinceramente não veijo como alguem consegue sentir prazer com uma coisa daquelas, mas pronto gostos não se discutem!

4:45 da tarde  
Blogger Sergy tornou público que...

Pois...pois....a gente sabe!:)

8:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home